Melhor plataforma de E-mail Marketing

quarta-feira, 11 de julho de 2012

O que torna uma marca memorável?


Certamente você já se perguntou: o que faz com que certas empresas sejam reconhecidas por todo o mundo?  E o que faz com que sejam tão memoráveis? Porquê umas são memoráveis e bem sucedidas e têm bons resultados dos seus esforços de design, web design, marketing online, enquanto outras não evoluem?
Um bom logótipo é um bom começo, não é tudo mas é uma boa ajuda, ao contrário do que se pode pensar um bom logótipo se quer simples e fácil de reconhecer ­­­­­­­- como o logo da Sony – em qualquer lado, mesmo a 120km numa via rápida. O que faz com que o logo da Sony seja tão memorável? Bem, certamente não é por ter o logo num televisor ou outro aparelho: quanto mais simples for o logo mais memorável é e mais rápido é de se identificar. Um bom logo não tem de representar o que a marca vende, por exemplo o logótipo da McDonald’s não tem um hambúrguer e o logo da Apple não tem um computador.
O que torna uma logo inesquecível?
Nike é mais um dos bons exemplos. Quem não reconhece o logo da Nike em qualquer parte do mundo? Mesmo usando só o símbolo, sem qualquer texto associado, todos nós sabemos que aquele símbolo é o da Nike. É certo que este reconhecimento não foi alcançado da noite para o dia e só é possível com uma grande estratégia de branding, e a melhor estratégia é desenvolvida como uma parceria criativa entre o cliente, o estrategista e o designer. Assim como a Nike, as melhores marcas fazem uso de símbolos.
Os símbolos são como que um veículo para um significado, eles tornam-se mais poderosos com um uso frequente, e quando as pessoas percebem o seu significado, eles são a forma mais rápida de comunicação do homem. Se pensarmos nas bandeiras como um design, as cores distintas e formas são usadas para o seu significado, as bandeiras são únicas e diferentes de nação para nação. Ver uma bandeira desperta sentimentos de orgulho, paixão ou desdém. O mesmo se passa com os logos.
O que faz então logos como a Nike, Apple e Coca-Cola serem reconhecidos por todo o mundo? Certamente a simplicidade é um deles, assim como autenticidade, o seu significado, diferenciação, durabilidade, coerência, flexibilidade, compromisso, valor… E se a sua marca de repente deixa de existir, será que alguém ia notar? Uma boa marca deixa sempre um grande vazio.
Sobre o autor: João Alexandre é português e atua nas áreas de Branding e Marketing para empresas. Costuma ser blogger convidado em sites de referência como é o caso do Ponto Marketing.


Qualquer duvida entre em contato comigo no meu MSN atendimento.emarketing@hotmail.com que irei tirar suas duvidas.

Um abraço a todos e até a próxima!

Att,Divulgar Site

Acesse http://www.compraremails.net/ e confira!

Um comentário:

  1. Olá gostei do blog estou te seguindo vou ficar muito agradecida te tua amizade me seguindo em meu blog, te espero por la abraço sucesso.

    http://alternarsite.blogspot.jp/

    ResponderExcluir