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terça-feira, 28 de agosto de 2012


Muitas empresas lançam seus sites e acreditam que pelo simples fato de estarem na internet, os negócios prosperarão. Afinal, a internet é uma grande vitrine e o ambiente virtual um grande gerador de negócios.
No entanto, nem sempre isso acontece. Recebemos um pedido de um leitor para analisar seu site e ajudá-lo a entender porque o site tem poucas visitas. Acreditamos que essa pode ser a dúvida de muitas empresas que nem sempre alcançam a visitação esperada em seus endereços web.
Vamos focar na questão principal: O que um site precisa para atrair visitas?
Claro, a resposta a essa pergunta varia de acordo com o produto/serviço que o site oferece. Se estamos falando de um site de compra de passagens aéreas, a expectativa do usuário em relação ao que é necessário encontrar no site será diferente daquela ao acessar um blog de moda, por exemplo.
Mas de maneira geral, creio que podemos resumir o que um site precisa para atrair visitas nestes quatro itens:

Vamos detalhar esses itens usando como exemplo o site em questão: o www.desenhosurabiscado.com.
1 – Ser encontrado pelos motores de busca
Segundo a pesquisa TIC Domicílios de 2009, 88% dos usuários de internet no Brasil acessam a rede para busca de informações e serviços online. Isso significa que os motores de busca possuem uma grande participação no envio de visitas a sites pessoais/de informação/de empresas.
Para ser encontrado e estar bem posicionado no resultado dos motores de busca no meio de tantos sites disponíveis, um site precisa ter alguns requisitos básicos e, no caso de estar em um segmento muito concorrido, utilizar técnicas chamadas de SEO – Search Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismos de Busca.
Nosso site analisado não apresenta alguns itens básicos de SEO, como urls amigáveis, títulos diferentes para cada página e um bom uso de palavras-chave relacionadas ao segmento – no caso, desenho, charges e pinturas.
2 – Conteúdo atrativo e atualizado
Outro fator importante de atração de visitas é o conteúdo. Ele precisa ser adequado ao público e ao que o site se propõe, e ter atualizações constantes, fazendo com que as pessoas retornem ao site para ver as novidades. Além disso, conteúdo também é bom para o SEO, pois permite que as palavras-chave relevantes para o site apareçam em várias páginas, indicando que aquele site tem bastante conteúdo relacionado a elas.
Navegando no site, vemos que a última imagem foi adicionada em abril de 2010.
Isso indica que a atualização do site não tem sido muito frequente.
Apesar do site disponibilizar o que se propõe – desenhos para download – ele poderia investir mais em conteúdo, como explicações sobre os processos criativos e de execução das obras (utilizando blog ou vídeos) ou um fórum ou rede social para a comunidade de desenhistas trocar experiências.
3 – Usabilidade e boa organização de informações
Se um site tem ótimo conteúdo, mas não é bem organizado, as informações ficam perdidas e os visitantes se desanimam a voltar. Sites precisam ser fáceis de usar e ter as informações bem claras e localizadas. Uma boa dica de leitura em relação a esse assunto é o livro “Não me Faça Pensar”, de Steve Krug.
No nosso caso, apesar da organização em abas com títulos bastante simples de entender, há alguns pontos a observar:
- O site se propõe a divulgar obras e blogs de outros artistas e segmentos, mas não há um espaço claramente identificado para isso, além dos comentários na home, em que as indicações ficam perdidas.
- Há espaço no menu lateral que poderia ser melhor aproveitado, talvez oferecendo atalhos para as categorias de desenhos (wallpaper para computador, para celular, desenhos para colorir), em vez de apresentar dados de acesso. Este tipo de informação é de interesse principal do proprietário, não dos visitantes, e ocupa um espaço muito visto e importante na hierarquia de um site.
4 – Divulgação adequada ao público-alvo
Para ter visitas, é importante não só estar nos mecanismos de busca mas também buscar a sua audiência onde ela está e promover o seu site. É uma boa hora para se fazer as seguintes perguntas:
Existem ferramentas de medição de audiência que indicam de onde vem o acesso ao site, e quais palavras foram digitadas na busca que foi feita para encontrá-lo. Esses dados nos dão dicas de onde e como as pessoas buscam pelo site ou pela atividade/produto dele. E também podem dar idéias de onde mais trabalhar esta divulgação.
Ao buscar pelo nome do site, encontrei vários cadastros do mesmo em sites de classificados online. Acredito que mesmo o site estando classificado em alguma categoria correlata dentro destes sites, como arte ou cultura, esta não seria a forma mais correta de divulgá-lo.
Mesmo entre sites gratuitos há outras opções, como agregadores de links (ex: rec6, dihitt, linkk) ou sites e blogs relacionados ao assunto. Se a intenção é abrir um caminho de relacionamento com a comunidade artística ou de desenhistas, é importante participar e interagir em sites da área, onde provavelmente aparecerá também a oportunidade de divulgar o site.
É possível também abrir uma conta gratuita no Flick.r, onde além de fotógrafos muitos ilustradores e designers gráficos colocam suas obras. Lá também é possível comentar ilustrações de outros e adicionar contatos. A página do Flick.r pode ser mais uma entrada de visitas para o site.
5 – Layout agradável
Por último, mas não menos importante, temos o layout. De nada adianta termos todos os itens acima bem resolvidos, se o site acessado agride os olhos ou irrita ou usuário com banners multi-coloridos, péssima utilização de cores ou fontes ilegíveis.
O layout tem que ser agradável e não se tornar cansativo para os usuários. Ele também tem que ser pensado junto com a usabilidade e organização de informações, para facilitar a percepção dos componentes do site pelo usuário.
Como gostar ou não de um layout é uma coisa que também é bastante subjetiva, essa é uma área em que frequentemente se dá algumas “escorregadas”.
No www.desenhosurabiscado.com, o layout não é agressivo ou cansativo. Ao mesmo tempo, podemos considerá-lo pouco atrativo, por usar a cor cinza e não ter elementos que destaquem áreas importantes do site.
Acredito termos passado pelos principais pontos relativos à atratividade de um site. Se você tiver sugestões ou dúvidas, comente e colabore!
Bons negócios!
Marisa Lemos, Gerente de Projeto e Consultora de Marketing Digital
Contato: marisa@webbuzz.com.br
Twitter: @webbuzz_mkt

Vale a pena dar uma olhada nesse site,tem muitas informações boas!
Qualquer duvida entre em contato comigo no meu MSN atendimento.emarketing@hotmail.com que irei tirar suas duvidas.

Um abraço a todos e até a próxima!

Att,Divulgar Site

Acesse http://www.compraremails.net/ e confira!

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Trabalhar em casa: 10 dicas para aumentar sua produtividade


Texto de ajuda do Site>http://www.efetividade.net


Escritório em casa é o desejo de muitos, mas exige cuidados especiais para garantir a produtividade sem se transformar em uma nova fonte de stress. Veja as dicas de quem já tem experiência com o assunto.
Quem tem a felicidade de trabalhar a partir de casa em geral gosta muito, mas sabe que nem tudo são flores: você deixa de gastar tempo se deslocando para o trabalho e tem muito menos stress de interação, mas em geral perde a estrutura do ambiente de trabalho formal, a visibilidade de suas atividades e as vantagens da interação. Quem trabalha em casa como autônomo ou profissional liberal também abre mão das vantagens da legislação trabalhista – ao mesmo tempo em que se liberta de suas restrições. São sempre moedas de duas faces.
Mas cada vez fica mais claro para empregadores e empregados que é possível ser produtivo e eficiente trabalhando a partir de casa, desde que se recorra a um bom planejamento e se tenha suficiente flexibilidade – o que no final das contas contribui para o aumento das vagas e empregos disponíveis para trabalho em casa. Realizar uma atividade que você goste, ou com a qual possa se envolver profundamente, ajuda – caso contrário você passará o dia inteiro procurando desculpas para prestar atenção na TV ou – em casos terminais – para lavar a roupa da semana, de toda a família, sem reclamar.
O Lifehacker perguntou aos seus leitores que trabalham em casa (como atividade principal ou complementar) quais são as suas dicas para ser produtivos fora do ambiente do escritório tradicional, e obteve grande número de respostas interessantes. Selecionei algumas das melhores, que apresento abaixo, juntamente com meus comentários.
10 dicas para trabalhar em casa com Efetividade

  1. Adapte seus horários de trabalho aos demais horários da sua vida doméstica, buscando eficiência e redução do stress.
  2. Identifique o período do dia em que você é mais produtivo, e certifique-se de alocá-lo para as tarefas mais essenciais.
  3. Registre aquelas atividades que você gosta de fazer quando começa a procrastinar, e passe a definir um momento certo para pausas que permitam realizá-las – em horários definidos, ou após cumprir determinadas metas ou alcançar marcos.
  4. Defina indicadores, marcos e metas realistas, e acompanhe-os todos os dias, para certificar que estejam sendo cunpridos, e eventualmente programar compensações. Hemingway escrevia apenas 300 a 700 palavras por dia, e isto não o impediu de escrever alguns dos maiores romances da literatura do século XX. Defina a sua própria marcha que permita chegar onde você quer, e certifique-se de cumpri-la.
  5. Descubra o que é necessário para sinalizar a todas as esferas da sua mente que você está em “modo de trabalho” – para algumas pessoas basta vestir-se com a roupa que usariam para ir ao escritório, ou sentar-se em uma determinada escrivaninha. Para outras, verdadeiros rituais (envolvendo café, ouvir determinados programas de TV, dar uma volta na quadra, etc.) são necessários.
  6. Tenha um ambiente exclusivo para o seu trabalho em casa, com todos os recursos necessários, isolamento e silêncio. Leia nosso artigo anterior: 7 dicas para o escritório doméstico ideal – das cadeiras ao cartão de visitas!
  7. Tenha secretária eletrônica, ou no mínimo um identificador de chamadas, para não permitir que os telefonemas “da casa” interfiram com seu trabalho mais do que o razoável. Leia nosso artigo anterior: Trabalhar em casa? Veja a solução para 6 problemas comuns no escritório doméstico
  8. Em um escritório doméstico, alguns dos eventos que sinalizam claramente a passagem das horas do dia em uma empresa não ocorrem. Se você notar que seu dia às vezes passa voando sem você perceber, procure um relógio que sinalize as horas, ou algum outro tipo de alerta de passagem de tempo.
  9. Saiba quando fazer uma pausa: esta dica não vale apenas para quem trabalha em casa. Quando as idéias não fluem, às vezes é melhor parar e ir fazer outra coisa – talvez lavar um pouco de roupa, ou ir à padaria tomar um café – para dar tempo para seu subconsciente trabalhar.
  10. Se você for seu próprio patrão, programe dias ou períodos para cuidar das necessidades domésticas. Se você definir que as tardes de quarta-feira serão dedicadas às compras no supermercado, idas à lavanderia, etc., não irá marcar compromissos de trabalho para estas datas, terá menos motivo para pausas não previstas nos demais dias da semana, e irá tirar proveito real de estar trabalhando em casa.

Qualquer duvida entre em contato comigo no meu MSN atendimento.emarketing@hotmail.com que irei tirar suas duvidas.

Um abraço a todos e até a próxima!

Att,Divulgar Site

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